Open Journal Systems

INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS QUE IMPACTAM NA REDUÇÃO DA ACURÁCIA DOS ESTOQUES EM SILOS DE ARMAZENAMENTO: Um Estudo de Caso Realizado na “Cimenteira X”

Lucas José Medeiros da Silva, Thaíse Regina Matos de Morais, Fernanda Maciel Zeferino, Juliane Cristine de Melo Paulo Miranda, Jussara Fernandes Leite

Resumo


RESUMO: A baixa confiabilidade das informações referentes aos estoques vem ocasionando muitos transtornos às empresas, já que a competitividade oriunda do mercado exige alternativas que visam mantê-las alinhadas a este desafio. Neste sentido, a busca por inovações e melhorias torna-se necessária na gestão dos estoques, uma vez que muitas vendas são perdidas por não possuir um efetivo controle. O principal objetivo deste trabalho foi identificar as causas que resultavam em baixos índices de acurácia entre os estoques físico e o apontado pelos sistemas de informação dos silos de armazenamento de uma grande empresa do setor cimenteiro. As ações e métodos que eram realizados foram analisados e verificou-se que o desnível numérico dos sistemas de medição alcançava valores de até 25%. Este trabalho representa um estudo de caso classificado como bibliográfico e documental com fins descritivos e exploratórios. Enfatiza a técnica do brainstorming para a coleta de dados e do Diagrama de Ishikawa na representação das causas geradoras do problema. Verificou-se por meio do desenvolvimento desta pesquisa, a importância do efetivo controle de estoque, no que diz respeito à diminuição de perdas, maior eficiência produtiva e um melhor atendimento ao cliente. 


Palavras-chave


Palavras-chave: Gestão de Estoques; Acurácia; Padronização; Ferramentas da Qualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55529