VERIFICAÇÃO DAS FORMAS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS JUNIORES FEDERADAS LOCALIZADAS NO PARANÁ

Autores

  • Ana Paula Soares Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Gabriel Furlan Renal Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luciano da Costa Barzotto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mariana Silva de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v4i5.48094

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Empresas Juniores, Conversão do Conhecimento

Resumo

A gestão do conhecimento tem conquistado espaço nas organizações, já que tem sido considerada um fator competitivo no mercado, pois trabalha especificamente com pessoas e como elas podem gerar o conhecimento organizacional. A partir deste entendimento, esta pesquisa objetiva pesquisar quais são os principais processos de conversão do conhecimento que as Empresas Juniores empregam. Para isso, este estudo utilizou como ferramenta de coleta de dados um questionário fechado estruturado em uma escala Likert e aplicado em 20 Empresas Juniores federadas no Paraná. Os resultados demonstram que as EJs aplicam de maneira satisfatória as 4 formas de conversão do conhecimento, com menos enfoque no processo de externalização. Constatou-se também que as EJs fazem grande uso de ferramentas da tecnologia no dia-a-dia como ferramenta de compartilhamento do conhecimento e comunicação.

Biografia do Autor

Ana Paula Soares Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica de Engenharia de Produção
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira 

João Gabriel Furlan Renal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmico de Engenharia de Produção
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira

Luciano da Costa Barzotto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Administração pela UNINOVE (Universidade Nove de Julho). Mestre em Administração pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008); Graduado em Administração pela UNIAMÉRICA - Faculdade União das Américas (2005) e Graduado em Farmácia e Bioquímica pela PUC-PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Medianeira - PR, atuando no ensino tecnológico e superior (bacharelados) presencial e na UAB junto ao ensino de Pós graduação na modalidade à distância. Pesquisa e estuda os seguintes temas: Inovação, Startups e Gestão do conhecimento.

Mariana Silva de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica de Engenharia de Produção
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Lima, A. P. S., Renal, J. G. F., Barzotto, L. da C., & Oliveira, M. S. de. (2016). VERIFICAÇÃO DAS FORMAS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS JUNIORES FEDERADAS LOCALIZADAS NO PARANÁ. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 4(5), 19–31. https://doi.org/10.5380/relainep.v4i5.48094

Edição

Seção

Artigos