Controle e reposição de componentes críticos em uma emprensa de montagem de placas eletrônicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v3i4.43604Palavras-chave:
Componente Crítico, Importação, Reposição de materiais, DemandaResumo
Este artigo apresenta um estudo desenvolvido em uma montadora de placas eletrônicas. Para esse estudo foi analisado o fluxo de informações entre o setor comercial, setor de compras e o setor de Planejamento e Controle de Produção. As informações analisadas dizem respeito ao componente Relê 822, o qual é um item denominado “crítico”, pois existe apenas um fabricante deste componente no mundo. O Relê 822 faz parte da estrutura do produto “Placa de Bloqueio Progressivo”. O objetivo do estudo é auxiliar na tomada decisão sobre a reposição deste componente, buscando reduzir os custos e garantindo que o componente esteja na fábrica em tempo hábil para a produção e entrega dos pedidos. O estudo realizado revela a necessidade de planejar a reposição do Relê 822 de forma semestral, buscando eliminar problemas relacionados com a falta do componente no mercado, o que poderá aumentar seu custo unitário e de transporte. O fluxo de informações sobre este componente será imprescindível para manter um relacionamento direto e transparente com o cliente, podendo ocorrer à confirmação de datas de entrega e, quando necessário, a negociação de novos prazos em tempo hábil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
