A criação do conhecimento em pautas jornalísticas de uma emissora de TV: o estudo de caso de um telejornal diário

Aline Bohacuk Pavaneli, Anderson Luís Fröhlich, Helena de Fátima Nunes Silva

Resumo


Este estudo busca identificar os elementos do processo de criação do conhecimento e avaliar as condições do ambiente de trabalho para a criação de pautas jornalísticas em um telejornal diário de uma emissora de televisão da Região Sul do Brasil. A revisão teórica contempla o processo de criação do conhecimento japonês, descrito por Nonaka e Takeuchi (1997), que leva em consideração o conhecimento tácito e o conhecimento explícito dos indivíduos da organização, passando pelos conceitos de jornalismo, telejornalismo e pauta. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo, se encaixando na categoria estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas duas entrevistas e a observação das etapas de produção da pauta a partir de um protocolo. Os resultados demonstraram que a construção da pauta do telejornal possui 34 etapas envolvendo toda a equipe. Pela natureza dinâmica do telejornalismo, as cinco condições capacitadoras para a criação do conhecimento estão presentes em grande parte das etapas da criação do conhecimento na pauta.


Palavras-chave


Criação do conhecimento; Telejornalismo; Gestão do Conhecimento; Pauta

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v3i4.39160

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ISSN: 2317-4846 (Versão impressa)

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