Estudo de tempos e movimentos no processo produtivo de uma organização do ramo alimentício
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i3.38420Palavras-chave:
Estudo de tempos e movimento, Gerenciamento de processos, Análise de processosResumo
O presente artigo tem como objetivo propor melhorias no ambiente organizacional em detrimento da análise do processo produtivo por meio do estudo de tempos e movimentos, expondo a importância do gerenciamento de processos em empresas do setor alimentício para aquisição de uma maior vantagem competitiva. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográfica, exploratória e descritiva. Foram utilizados: o mapeamento dos processos desenvolvidos no estabelecimento, para que fosse possível uma melhor visualização das atividades envolvidas, o procedimento operacional padrão, visando à excelência na prestação dos serviços, e o estudo de tempos e movimentos para identificar o tempo real por meio de cronometragem e assim os tempos normal e padrão. Foram medidas ainda as distâncias percorridas pelos funcionários e os métodos por eles utilizados para a execução das atividades. Por meio destes dados, foram propostas melhorias que resultaram em reduções de elementos que não agregam valor ao serviço oferecido, como distâncias desnecessárias percorridas e fadiga do operador. Constatou-se que essas reduções podem levar ao aumento da produtividade e possibilita tornar ótimo o processo produtivo do serviço de almoço self-service de uma lanchonete do município de Natal/RN.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
