Aplicação do método SLP para melhoria do arranjo físico: estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i3.38415Palavras-chave:
SLP, Arranjo físico, Setor alimentícioResumo
Este estudo objetivou desenvolver o processo de montagem de marmitas em uma empresa do setor alimentício, obtendo melhorias de fluxo por meio de mudança no arranjo físico e padronização de atividades. Para tanto, foram feitas observações in loco e simulações do processo suportando a posterior utilização do método SLP (Systematic Layout Planning – Planejamento Sistemático do Arranjo Físico) para proposição de melhorias no processo. Os resultados mostram que a realocação das estações de servir e mobiliário de apoio constitui a opção de mudança mais viável e de curto prazo. Visto que os ambientes em estudo – recepção, área de montagem e despensa – apresentam maiores limitações para mudança. Além disso, a padronização do fluxo associada a essa mudança contribuem para a melhoria da eficácia do arranjo físico pela redução da necessidade de deslocamento em 25,32%, passando de 1.320,96 metros para 986,46 metros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
