Implantação de um modelo de estudo prospectivo: um estudo de caso no segmento de painéis tipo MDF, no setor madeireiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38361Palavras-chave:
Prospecção Tecnológica, Estudos de Futuros, Delphi, Cenários ProspectivosResumo
No atual cenário, de progresso e expansão da indústria brasileira, a rotina das organizações sofre com as rápidas mudanças dos avanços tecnológicos, os quais vêm contribuindo para o aumento da competitividade. Desta forma, se faz necessário que as empresas preparem-se de maneira ordenada para enfrentar os novos desafios. A prospecção tecnológica é uma atividade capaz de orientar e conduzir o planejamento das atividades indústrias a longo prazo, pois visa entender as potencialidades, evolução, características e efeitos das mudanças tecnológicas. Neste contexto, elaborar projetos prospectivos é uma forma de contribuir para que a atividade do estudo de futuros se faça presente no meio industrial. Objetivos: Sendo assim, tem-se como objetivo da pesquisa analisar a aplicação de um modelo de estudo prospectivo, utilizando as metodologias Delphi e Cenários. Método: A pesquisa é aplicada, possuindo uma abordagem qualitativa, e se caracterizando como descritiva e exploratória em relação ao objetivo. O instrumento proposto para o trabalho é o estudo de caso. Este será realizado através de um grupo de especialistas nas áreas indústrias e na área de pesquisa. Resultados: Esperam-se como resultados, a validação do modelo de estudo prospectivo no setor madeireiro, e ainda, mostrar as principais vantagens e desvantagens da utilização dessas duas metodologias em associação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.