Desenvolvimento de um produto inovador com planejamento, criatividade e qualidade – o caso do porta esmalte

Autores

  • Annabel Barra Pinto Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA, Brasil)
  • Raimundo Alberto Rego Junior Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA, Brasil)
  • Rochelly Sirremes Pinto Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA, Brasil)
  • Romario Allysson Dantas de Sousa Camara Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA, Brasil)
  • Maria Aridenise Macena Fontenelle Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38359

Palavras-chave:

Projeto de produto, Desenvolvimento de produto, Metodologia de projeto

Resumo

A competitividade atual, a melhoria continua e a velocidade das informações obriga as empresas a melhorar seus procedimentos organizacionais. A vantagem competitiva está diretamente relacionada à sua capacidade de introduzir no mercado novos produtos e serviços, com conteúdo tecnológico e características de qualidade, desempenho, custo  e distribuição que satisfaçam as exigências dos consumidores. Na literatura são propostas diversas metodologias para o desenvolvimento de novos produtos, cabendo às empresas encontrar ou adequar àquela que melhor se adapte a sua realidade e cultura. Baseado nisso, este trabalho propõe a aplicação da metodologia proposta por diferentes autores no processo de desenvolvimento de um produto de baixa complexidade, como uma experiência didática vivida por um grupo de aluno da disciplina de Projeto de Produto do curso de engenharia de produção.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

Barra Pinto, A., Rego Junior, R. A., Sirremes Pinto, R., Dantas de Sousa Camara, R. A., & Macena Fontenelle, M. A. (2014). Desenvolvimento de um produto inovador com planejamento, criatividade e qualidade – o caso do porta esmalte. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 2(2), 132–142. https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38359

Edição

Seção

Artigos