Jardins Verticais: potencialidades para o ambiente urbano
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.37883Palavras-chave:
Jardim vertical, Cortinas verdes, Proteção solar, Conforto térmico, SustentabilidadeResumo
O acelerado crescimento das cidades, com intensificação do uso e ocupação do solo, está levando a uma diminuição das áreas disponíveis para a vegetação, sendo visíveis as perdas de qualidade ambiental. A presença de espaços vegetados favorece um microclima agradável e minimiza os efeitos da ilha de calor urbana. Na escala da edificação, a vegetação pode contribuir para o conforto térmico, reduzindo a necessidade de sistemas de climatização artificial. Os benefícios estéticos e psicológicos também representam uma importante justificativa para o aumento do verde, uma vez que o bem estar do homem está intimamente ligado ao seu contato com a natureza. Desta forma, este artigo tem como objetivo discutir as potencialidades do uso dos jardins verticais como um novo suporte a ser explorado para ampliar as áreas urbanas vegetadas. A metodologia do trabalho está baseada em revisão bibliográfica sobre o tema, na qual são apresentadas diferentes tipologias de jardins verticais, bem como, exemplos realizados utilizando uma das técnicas, as chamadas cortinas verdes, a qual se destaca por também assumir a função de elemento de proteção solar para a edificação. Os resultados demonstram o grande potencial dos jardins verticais para a economia de energia, além dos benefícios sociais, psicológicos e de qualificação dos ambientes de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
