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Espaço livre urbano como instrumento de sustentabilidade integral e educação ambiental crítica: metodologia multidisciplinar no projeto para o Parque Municipal Marista, vila velha, Espírito Santo

Marcelo Seidel Fiorotti, Cristina Engel Alvarez, Paulo Sérgio de Paula Vargas, Jociane Florencio Vieira, Raissa Panetto Fracalossi

Resumo


Este artigo aborda a importância da sustentabilidade e da educação no planejamento do espaço livre urbano. Discute uma noção mais abrangente de sustentabilidade, que inclui as dimensões cultural, ambiental, social e econômica, e uma modalidade de educação ambiental crítica, voltada para o desenvolvimento sustentável. Apresenta o projeto do Parque Municipal Marista, desenvolvido para o município de Vila Velha, localizado na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), Brasil, com objetivo de abordar a proteção da biodiversidade, com foco na Mata Atlântica e na mineração, e a espiritualidade-corporeidade do ser humano. A partir do desafio posto pelo plano conceitual, um processo metodológico foi delineado, no sentido de viabilizar a gênese do projeto de arquitetura e paisagismo, diferenciando-se pelo seu enfoque multidisciplinar, didático e participativo. Os resultados do projeto foram desenvolvidos no sentido de estruturar o Parque para estimular um novo olhar sobre a cidade.

Palavras-chave


Parque urbano; Arquitetura; Paisagismo; Sustentabilidade; Educação ambiental

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v2i2.37881