Educação para a sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de arquitetura

Amanda Coffi Andrade, Patrícia de Freitas Nerbas

Resumo


O presente artigo objetiva descrever duas práticas adotadas nas atividades de projeto de arquitetura de uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Sul do Brasil, a fim de fazer uma análise comparada de dois processos pedagógicos, no que se refere à aplicação das estratégias de sustentabilidade nas atividades práticas de projeto de arquitetura. A pesquisa é de caráter exploratório e o método contempla: revisão bibliográfica, levantamento de dados, a partir de observações participantes e, aplicação de questionários, de acordo com métodos de pesquisa em ciências sociais. Este estudo foi desenvolvido, no período entre 2011 e 2012, durante o transcorrer de duas propostas pedagógicas, adotadas pela Instituição objeto de estudo. Os resultados indicam que as principais barreiras à aquisição do conhecimento estão relacionadas à associação entre teoria e prática nas diferentes disciplinas das atividades de projeto de arquitetura. Quanto à aplicação dos conteúdos, os maiores desafios estão relacionados aos hábitos já estabelecidos no mercado profissional e aos conhecimentos técnicos e inclinação/familiaridade individual na realização de trabalhos interdisciplinares. Como contribuição, o presente artigo pretende fomentar a discussão acerca dos desafios brasileiros, pertinente à formação de agentes humanos responsáveis por conduzir as atividades de projeto de arquitetura à práticas mais sustentáveis.

Palavras-chave


Educação; Sustentabilidade; Projeto de arquitetura

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v2i2.37880

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ISSN: 2317-4846 (Versão impressa)

ISSN-e: 2317-6792 (Versão online)