ADOÇÃO AS PRÁTICAS DE QUALIDADE PELAS CONCESSIONÁRIAS AUTOMOTIVAS SITUADAS EM NATAL/RN.
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v1i1.30246Palavras-chave:
Práticas de qualidade, Sistemas de gestão de qualidade, Concessionárias Automotivas Brasileiras.Resumo
Este estudo objetivou identificar o nível de adoção das práticas de qualidade e a utilização de sistemas de gestão de qualidade em 22 concessionárias de veículos situadas em Natal/RN. Para tanto a metodologia Survey foi utilizada, onde um instrumento de coleta estruturado em uma escala "Likert" foi aplicada aos Gerentes Operacionais de cada organização, possibilitando responder o objetivo proposto. Os resultados demonstraram que 20 concessionárias obtiveram nível de adoção as práticas de qualidade entre 4 "bom" e 5 "muito bom", destas 17 adotam sistemas de gestão da qualidade. Conclui-se que a maioria destas organizações possuem níveis de qualidade satisfatórios, possuindo a alta direção comprometida a desenvolver e aplicar políticas de qualidade, realizando melhorias necessárias nos processos, buscando garantir conformidade de seus produtos e aumentar a satisfação de seus clientes. Portanto acredita-se que as concessionárias de Natal/RN estão prontas e capacitadas a oferecer produtos e serviços de qualidade mundial.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
