AÇÕES DE SAÚDE MENTAL DESENVOLVIDAS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL VOLTADAS À FAMÍLIA DO PORTADOR DE TRANSTORNO PSÍQUICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v5i3.8083Palavras-chave:
Família, Saúde mental, Transtornos mentaisResumo
A família é a instituição indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos membros que a constituem, sendo um elemento chave para o redimensionamento da assistência em saúde mental, no contexto da reforma psiquiátrica. Quando um familiar está doente, afeta não apenas a qualidade de vida, como também a saúde de todos. Este estudo tem, portanto, como objetivo – identificar as ações de saúde mental desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)*** voltadas à família do portador de transtorno psíquico, caracterizandose em um estudo descritivo e analítico, com abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Pelotas/RS, com os coordenadores dos 6 CAPS II, totalizando seis entrevistas semi-estruturadas. Após a transcrição dos dados e sucessivas leituras, procedeu-se a uma organização temática enfocando as ações de saúde mental desenvolvidas nestes espaços para possibilitar a inserção da família no cuidado do portador de transtorno psíquico. Os resultados obtidos referentes as ações, foram: educação como forma de prevenção e promoção da saúde; reabilitação psicossocial; contratualidade entre usuários, familiares e técnicos e interação da equipe do Programa Saúde da Família com o serviço substitutivo. Conclui-se neste estudo que os coordenadores dos CAPS estão cientes dessa importância, fato demonstrado pelas diversas estratégias e ações adotadas, voltadas à família do portador de transtorno psíquico.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.