DETERMINAÇÃO SOCIAL DA CÁRIE DENTÁRIA NA DENTIÇÃO DECÍDUA: APROFUNDANDO O CONHECIMENTO DA REALIDADE LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v6i1.8076Palavras-chave:
Saúde da família, Saúde bucal, Cárie dentária, Family health, Oral health, Dental caries, Salud de la familia, Salud bucal, Caries dentalResumo
Este trabalho visou identificar as causas do elevado número de cáries na dentição decídua, relacionado a padrões familiares e culturais, usando-se do método exploratório descritivo qualitativo, com estudo de caso, tendo uma amostra intencionalmente constituída com responsáveis pelas crianças com a doença cárie e que usavam aleitamento artificial, através de mamadeira, na consulta inicial no Programa do Bebê do Serviço de Odontologia da Unidade de Saúde São Miguel, em Curitiba. Realizaram-se visitas domiciliares e entrevistas abordando assuntos de saúde bucal. Como estas famílias já haviam sido atendidas pela equipe de saúde bucal, percebemos que as orientações iniciais, recebidas há cerca de dois anos, foram referidas quando reforçadas em outras relações sociais como escola, família. Assim, nos pareceu claro que a atuação dos profissionais apenas dentro da Unidade de Saúde, não trouxe efeito duradouro em saúde bucal, e uma ação social do profissional poderá trazer melhores resultados na saúde da comunidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
