ENFOQUE SISTÊMICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE MUDANÇAS DE MODELOS NO PSF
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v6i2.8070Palavras-chave:
Saúde da Família, Teoria Sistêmica, Teoria das Representações Sociais, Programa Saúde da Família, Health Family, Systemic Theory, Social Representation Theory, Family Health Program, Salud de la Família, Teoría SistémicaResumo
A implantação do Programa Saúde da Família (PSF) implica em mudanças conceituais na prática assistencial. Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre esta situação. Por meio de consulta à bibliografia faz-se um breve relato das idéias relativas a atenção à saúde ao longo do tempo até culminarem no PSF. Também caracteriza o enfoque sistêmico, apresentando-o como um modelo teórico compatível com o PSF e examina como a atenção básica à saúde tem enfrentado mudanças de orientação em seu funcionamento. A conclusão que estabelece é que se as representações sociais dos grupos forem adequadamente trabalhadas convertem-se em um fator facilitador de mudança; caso contrário, tornam-se obstáculos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
