FAMILIARES CUIDADORES COMPARANDO A INTERNAÇÃO DOMICILIAR E A HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v6i2.8062Palavras-chave:
Serviços de Assistência Domiciliar, Hospitalização, Cuidadores, Home care services, Hospitalization, Caregivers, Servicios de atención de salud a domicilio, HospitalizaciónResumo
O presente estudo visa incitar os profissionais da saúde a refletirem sobre sua própria atuação em diferentes cenários: o domiciliar e o hospitalar. Usando o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) em uma abordagem qualitativa, buscou-se apresentar uma comparação entre a internação hospitalar e a domiciliar realizada pelos familiares cuidadores. Realizaram-se sete entrevistas com estes familiares, e, a partir dos dados, emergiu a categoria Comparando a assistência domiciliar e a hospitalar. Os familiares cuidadores ressaltaram sua opinião sobre esses dois tipos de internação, destacando como negativa a experiência hospitalar e privilegiando a assistência domiciliar. A partir disso alguns aspectos foram levantados: primeiro, apreende-se a necessidade de se repensar a atuação do profissional de saúde nesses dois contextos, e segundo, a importância de se considerar a realidade e as necessidades dos clientes e de seus familiares para aprimorar o cuidado.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
