MULHERES ESTUDANTES CRIANDO SEUS FILHOS NO CONTEXTO DA FAMÍLIA MONOPARENTAL
Resumo
Este trabalho teve por objetivo conhecer as dificuldades enfrentadas por mulheres estudantes de enfermagem para criar seus filhos sem a presença paterna. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados através em entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos deste estudo constituiram-se de três acadêmicas de enfermagem de uma universidade da Região Sul do Rio Grande do Sul. Os resultados foram reunidos em quatro temas: (a) Dividida e multiplicada: a “supermãe” atual. (b) Mãe por destino, cuidadora por opção. (c) O porque cuidar do cuidador. (d) Ensinar é dar consistência às palavras pelo exemplo. O estudo possibilitou uma aproximação com a realidade vivida por essas mães estudantes, indicando que elas se sentem sobrecarregadas pelos múltiplos papéis desempenhados: mãe, dona-de-casa e estudante. Observou-se que o currículo desta instituição tem pouca flexibilidade, dificultando o processo de viver dessas acadêmicas.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/fsd.v7i1.8051