MULHERES ESTUDANTES CRIANDO SEUS FILHOS NO CONTEXTO DA FAMÍLIA MONOPARENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v7i1.8051Palavras-chave:
mulheres estudantes, enfermagem, famílias monoparentais, student women, nursing, one parent family, mujeres estudiantes, enfermería, familias monoparentalesResumo
Este trabalho teve por objetivo conhecer as dificuldades enfrentadas por mulheres estudantes de enfermagem para criar seus filhos sem a presença paterna. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados através em entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos deste estudo constituiram-se de três acadêmicas de enfermagem de uma universidade da Região Sul do Rio Grande do Sul. Os resultados foram reunidos em quatro temas: (a) Dividida e multiplicada: a “supermãe” atual. (b) Mãe por destino, cuidadora por opção. (c) O porque cuidar do cuidador. (d) Ensinar é dar consistência às palavras pelo exemplo. O estudo possibilitou uma aproximação com a realidade vivida por essas mães estudantes, indicando que elas se sentem sobrecarregadas pelos múltiplos papéis desempenhados: mãe, dona-de-casa e estudante. Observou-se que o currículo desta instituição tem pouca flexibilidade, dificultando o processo de viver dessas acadêmicas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.