A CONCEPÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE SOBRE SAÚDE/DOENÇA E FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v7i2.8041Palavras-chave:
saúde da família, família, equipe de saúde da família, health of the family, family, team of health of the family, salud de la familia, familia, equipo de la salud de la familiaResumo
A reorganização da atenção à saúde em novas bases, levando-a mais perto da família, é um dos principais propósitos do PSF (Programa de Saúde da Família). Neste sentido, o estudo propõe-se a conhecer a concepção dos gestores municipais de saúde sobre saúde/doença e família, entendendo como estes conceitos são incorporados em suas práticas em face do PSF, haja vista que este objetiva trabalhar a saúde do indivíduo juntamente em seu contexto social e familiar. É um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, sendo adotada a metodologia da análise temática. A amostra foi composta por seis gestores municipais de saúde da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu) e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os gestores de saúde, em sua maioria, fazem menção da concepção do processo saúde/doença concebido pela determinação social, enfatizando a dimensão que o meio social exerce no curso das doenças, relacionando-as com dificuldades de acesso da população a serviços essenciais. Família foi conceituada desde a forma mais tradicional (nuclear), até os vários arranjos encontrados na atualidade. Os gestores percebem a influência dos grupos familiares como determinantes do processo saúde/doença e em relação ao cuidado incluem o suporte físico, mental, emocional e financeiro. Também mencionaram a importância da prevenção; em momento nenhum se referiram à promoção de saúde. Entendemos que a consolidação do PSF depende de um projeto assistencial e da incorporação de políticas públicas que privilegiem um novo olhar construído por profissionais capacitados, com perfil para atuarem nesta nova proposta.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
