A PERCEPÇÃO DE FAMÍLIAS DE CLASSE MÉDIA E POPULAR SOBRE PUNIÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v7i2.8040Palavras-chave:
punição, práticas educativas, camada média, camada popular, punishment, educative practices, middle class, popular class, punición, prácticas de la educación, clase média, clase popularResumo
As práticas educativas empregadas atualmente na sociedade brasileira enfatizam o valor do diálogo com a criança e a preocupação com o seu bem estar subjetivo. No que se refere às formas dos pais lidarem com o comportamento inadequado dos filhos eles fazem uso geralmente de explicações, porém as punições físicas e verbais ainda são usadas. O objetivo deste trabalho é investigar qual reação os pais dizem ter frente a um comportamento inadequado do filho, o que eles sentem quando punem as crianças e o que seria um sistema ideal de educação no que se refere à punição, considerando diferenças de classes sociais. Para tanto, foram entrevistados 48 pais de alunos, com idade entre sete e 10 anos, sendo 24 de escolas de camada média e 24 de escolas de camada popular. Os resultados mostraram que os pais vindos das duas classes sociais costumam prioritariamente conversar com os filhos frente ao mau comportamento; a maioria dos entrevistados de ambas as camadas sociais diz sentir-se mal quando pune os filhos, mas que punir moderadamente é o ideal. Assim, não se encontrou diferenças significativas entre os dois grupos, podendo-se afirmar que a sociedade brasileira do século XXI procura estabelecer formas de educar mais brandas, pelo menos no plano do discurso, em que punir severamente já não é considerada a primeira alternativa usada para corrigir o filho.
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