VIVÊNCIA FAMILIAR E SOCIAL DO PAI ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v7i2.8037Palavras-chave:
paternidade, relações pai-filho, saúde da família, cuidados de enfermagem, enfermagem neonatal, paternity, father-child relations, family health, nursing care, neonatal nursing, paternidad, relaciones padre-hijo, salud de la familiaResumo
Estudo qualitativo descritivo cujo objetivo é compreender os significados de ser pai na adolescência, de recém-nascidos hospitalizados na Unidade de Internação Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS. Os participantes foram sete pais adolescentes, com idade entre 17 e 19 anos, que estavam acompanhando seus bebês durante a hospitalização, no período de outubro de 2004 a fevereiro de 2005. Respeitando as questões éticas, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da referida Instituição. Os participantes com 18 anos ou mais assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido; os pais adolescentes menores de 18 anos foram acompanhados e autorizados por seus pais ou responsáveis. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada e observação participante. Para análise e interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Gomes. Dentre os temas, destaca-se a "Vivência Familiar e Social do Pai Adolescente", de onde se originaram os subtemas: Família de Origem do Pai Adolescente; Gravidez: Reação da Família de Origem do Pai Adolescente e da Companheira; Construção da Nova Família; Apoio Familiar. Retrata-se o momento em que o casal de adolescentes consolida sua própria família, tendo como base o apoio de suas famílias de origem.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
