SALA DE ESPERA: UM ESPAÇO PARA O ENFERMEIRO EDUCAR CRIANÇAS COM FIBROSE CÍSTICA E SEUS FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v7i3.8036Palavras-chave:
fibrose cística, criança, relação profissional, educação em saúde, família, cystic fibrosis, child, professional relation, health education, family, fibrosis quística, niño, relación profesional, educación en salud, familiaResumo
Revelando-se como abordagem inovadora, grupo de sala de espera constitui-se em recurso metodológico valioso no cuidado das crianças com Fibrose Cística (FC) e seus familiares. Este relato de experiência focaliza a atuação da enfermeira pediátrica no desenvolvimento desta abordagem pioneira em hospital universitário, referência nacional, no atendimento aos pacientes com FC. O objetivo é revelar as atividades adotadas pela enfermagem pediátrica para o trabalho com famílias e crianças em sala de espera. Reconhecendo a FC como doença crônica e progressiva, com manifestações clínicas numerosas, tornou-se fundamental que os profissionais de saúde preparassem estas crianças e suas famílias para o enfrentamento da doença. Estes grupos ocorrem semanalmente, por ocasião das consultas ambulatoriais, freqüentadas por estes pacientes a cada dois meses. A abordagem metodológica consiste em: acolhimento do paciente e seus familiares; explanação dos objetivos a que se propõe este espaço; levantamento de assuntos e/ou dúvidas a serem trabalhados a partir das expectativas do próprio grupo. Esta metodologia de cuidado enseja o convívio com outras famílias que vivem as mesmas dificuldades e diálogo livre com orientação de um profissional, constituindo-se em reforço contínuo dos cuidados em relação à doença. Visualiza-se o desenvolvimento desta prática como abordagem cuja essência expressa o acolhimento como estratégia para potenciar os recursos interiores tanto da família, quanto da criança, para o enfrentamento das mudanças existenciais desencadeadas pela doença crônica, hospitalizações freqüentes e tratamentos repetitivos e prolongados.
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