O SIGNIFICADO DE CIDADANIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LONDRINA - BRASIL

Autores

  • Danielli Cristine de Souza
  • Flávia Regina Bornia Pereira
  • Regina Márcia Cortez Gouveia
  • Jannet Maria de Souza
  • Maria de Lourdes Centa

DOI:

https://doi.org/10.5380/fsd.v8i1.7997

Palavras-chave:

cidadania, criança, educação, citizenship, child, education, ciudadanía, niños, educación

Resumo

A cidadania se desenvolve na vida cotidiana através da dinâmica das relações sociais 1. Seu conceito, enquanto direito
a ter direitos, tem se prestado a diversas interpretações em que verifica que a cidadania seria composta pelos direitos civis, políticos
e sociais 2. Este estudo trata de uma pesquisa descritiva exploratória que teve como objetivo identificar como crianças e adolescentes
percebem a importância do exercício da cidadania na família e comunidade. A amostra foi composta por 93 crianças e adolescentes
da 5ª série do ensino fundamental, que estudam em escolas estaduais, municipais e particulares do município de Londrina (PR). Para
a coleta de dados utilizamos o jogo de baralho desenvolvido por Stefanelli e Waidman, com frases referentes ao tema. Os aspectos
éticos foram respeitados conforme as normas da resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde sobre Pesquisa com Seres
Humanos. Por meio deste estudo pudemos perceber como é importante a participação da família e da escola na formação das crianças,
pois os alunos, participantes da pesquisa, demonstraram preocupação e interesse pelo tema proposto, discutindo a falta de habitação,
segurança, drogas, violência, competição, desigualdade e falta de respeito. Concluímos que eles estão cientes de seus direitos e
deveres de cidadão.

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Como Citar

Souza, D. C. de, Pereira, F. R. B., Gouveia, R. M. C., Souza, J. M. de, & Centa, M. de L. (2006). O SIGNIFICADO DE CIDADANIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LONDRINA - BRASIL. Família, Saúde E Desenvolvimento, 8(1). https://doi.org/10.5380/fsd.v8i1.7997

Edição

Seção

Pesquisa