GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: SIGNIFICADOS PARA A FAMÍLIA DE HOJE
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v8i1.7994Palavras-chave:
adolescentes gestantes, autoestima, amor, adolescents pregnant, auto-esteem, love, adolescente gestante, expectativas familiaresResumo
Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado com o objetivo de desenvolver um modelo teórico, cujo tema central é: o amor e seus componentes, e como sub temas: a sensibilidade, a percepção, a interação e a comunicação, entre outros, com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da auto-estima de um grupo de adolescentes, com o apoio de seus grupos familiares e da equipe de saúde. Foi realizado através da implantação de oficinas com as adolescentes e do acompanhamento de seus familiares e de agentes de saúde. Para o desenvolvimento
do trabalho foram coletadas as informações relacionadas aos aspectos demográficos e se identificaram os fatores de risco e segurança do grupo de adolescentes, aplicou-se a escala de auto-estima de Janda 1 antes e após a aplicação do modelo. Durante o desenvolvimento do modelo foram realizadas entrevistas diretas com as participantes. Os achados demonstram os fatores de riscos e segurança que vivenciam as adolescentes em geral, e apresentaram um acréscimo aos valores da escala de auto-estima comparado com a medição inicial. As entrevistas diretas revelaram cinco categorias relacionadas com o processo de gravidez vivenciado pelas adolescentes: busca da identidade, EXPECTATIVAS FAMILIARES E SOCIAIS INTERROMPIDA, amor e desamor nas relações interpessoais, INFLUÊNCIA DA FIGURA FEMININA NAS DECISÕES, e o desafio amoroso como resgate da auto-estima e expressão dos sentimentos. O desenvolvimento das oficinas permitiu a interação dos agentes de saúde com as adolescentes grávidas através da sensibilização e a reflexão das temáticas abordadas, dos conceitos do modelo do desafio amoroso.
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