FORMAÇÃO PARA PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: OPINIÃO DOS EDUCADORES
Resumo
Tendo como tema de pesquisa as competências dos profissionais de saúde para a promoção e
educação em saúde da família, foi desenvolvido um estudo preliminar para verificar como os docentes classificam
seu conhecimento sobre o tema, bem como a importância que atribuem a realização de uma pesquisa nesta
perspectiva. Os dados foram coletados através de entrevista individual utilizando um instrumento com questões
a serem respondidas conforme a escala de Likert de0a10ecomplementado com perguntas abertas. Participaram
do estudo 36 professores dos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e odontologia de duas
universidades brasileiras, sendo uma de Santa Catarina e outra do Paraná. Os resultados apontam para modelos
de curso ainda muito centrados na doença.
educação em saúde da família, foi desenvolvido um estudo preliminar para verificar como os docentes classificam
seu conhecimento sobre o tema, bem como a importância que atribuem a realização de uma pesquisa nesta
perspectiva. Os dados foram coletados através de entrevista individual utilizando um instrumento com questões
a serem respondidas conforme a escala de Likert de0a10ecomplementado com perguntas abertas. Participaram
do estudo 36 professores dos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e odontologia de duas
universidades brasileiras, sendo uma de Santa Catarina e outra do Paraná. Os resultados apontam para modelos
de curso ainda muito centrados na doença.
Palavras-chave
Competências; Promoção e educação em saúde; Saúde da família; Health promotion; Family health; Professional competence; Promoción de la salud; Salud de la familia; Competencia profeseonal
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/fsd.v5i1.5084