A FAMÍLIA E O CUIDADO PRESTADO EM DOMICÍLIO AO PACIENTE EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v5i1.5082Palavras-chave:
Quimioterapia, Visitadores domiciliares, Cuidados de enfermagem, Família, Drugtherapy, Home health, Nursing care, Family, Químioterapia, Auxilidores de salud a domicilio, Atención de enfermería, FamiliaResumo
Este estudo objetivou conhecer a organização da família para o cuidado em domicílio aos familiares em tratamento quimioterápico. Consiste num estudo exploratório, descritivo, qualitativo, realizado num serviço de quimioterapia de um hospital escola do Rio Grande do Sul. Foram coletados dados de agosto a setembro de 1999, com entrevistas semi- estruturadas gravadas e transcritas. A temática de análise foi a organização da família para o cuidado. As práticas de cuidado identificadas nos resultados foram: realizar ou ajudar na higienização, colaborar no preparo e oferecimento da alimentação, apoio psicológico quando ocorrem os efeitos colaterais da medicação. Concluimos que o familiar cuidador de paciente em tratamento quimioterápico não dispõe de informações suficientes para desenvolver um cuidado qualificado ao doente, porém se organiza para o cuidado desempenhando papel de cuidador conforme suas possibilidades.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.