VOU SER MÃE E AGORA?
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v4i2.5067Palavras-chave:
Gravidez, Cuidado pré-natal, Educação em saúde, Pregnancy, Prenatal care, Health education, Embarazo, Atencion prenatal, Educación en saludResumo
Este estudo tem como objetivo levantar dados sobre a experiência vivenciada pelas gestantes durante a sua primeira gravidez, atendidas na Unidade de Saúde da Mulher de Curitiba. É umestudo qualitativo de caráter exploratório descritivo, cuja amostra foi composta por 7 gestantes escolhidas aleatoriamente entre as que aguardavam a consulta de pré-natal. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada. Respeitou-se as normas da resolução 196/96 MS, (Brasil, 1997). Após análise e discussão dos dados, VIVENCIANDOAGRAVIDEZ surgiu como categoria central; e originou as seguintes categorias: 1) Aceitando a Gravidez; 2) Sentimentos Vividos; 3) Necessidade de Conhecimento; 4) Fontes de Informação; 5) Conhecimento Próprio; 6) Fatores Causadores de Medo. Nelas, as primigestas relatam a experiência vivida durante a gestação, dando a concluirmos que apesar da herança cultural e orientações fornecidas em serviços de pré-natal, elas sentem-se inseguras em relação ao processo de gestar e ter o filho, demonstrando necessidade de mais orientações e apoio.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
