PESQUISA COM FAMÍLIAS: OPÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICA EM UM ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DOS FILHOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v4i2.5066Palavras-chave:
Relacionamento familiar, Criação da criança, Família, Pesquisa, Metodologia, Family relations, Child rearing, Family, Research, Methods, Relaciones familiares, Crianza del niño, FamiliaResumo
Apresenta algumas opções metodológicas adotadas em um estudo sobre a criação dos filhos. Os dados foram coletados no período de janeiro de 1996 a outubro de 1997 através de entrevista aberta.A1ª opção foi realizar a coleta de dados com famílias que criaram seus filhos em diferentes épocas delineadas por três gerações pais, avós e bisavós.A2ª foi a de utilizar como linha metodológica a história de vida inacabada; a 3ª foi em relação à localização dos informantes, e a 4ª foi priorizar as mulheres como informantes do estudo. A última, relaciona-se à técnica de análise dos dados, na qual se procurou abordar aspectos convergentes e divergentes das experiências relatadas por cada um dos informantes, de modo a identificar a ocorrência de fatos dentro da mesma geração e entre as gerações, e por conseguinte, fatos que eram comuns a todas as gerações ou pertenciam a apenas uma.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
