A QUALIDADE DE VIDA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: REFLETINDO SOBRE SIGNIFICADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v3i2.5046Palavras-chave:
Saúde da família, Planos e programas de saúde, Qualidade de vida, Family health, Health plans and programs, Quality of life, Salud de la familia, Planes y programas de salud, Cualidad de vidaResumo
Este trabalho propõe-se a refletir sobre o significado do conceito Qualidade de Vida, na e para Estratégia da Saúde da Família, empregado por representantes do Ministério da Saúde. Analisou-se o relatório final do 1o Seminário sobre Experiências Internacionais em Saúde da Família, realizado em Brasília em 1998, publicado em 1999 e 2000. Efetuou-se revisão teórica sobre aquele conceito, segundo autores como Colby (1987), Lindstrom, Katz (1987), Hinshaw (1992), Kuczynski & Assumpção (1999), Meeberg (1993), Romano (1993),Ware (1987), Pinto et al (1999). Após, refletiu-se sobre as possibilidades do significado da Qualidade de Vida, nos discursos oficiais e aqueles propostos pelo quadro de autores referenciados. Conclui-se que falta uma definição norteadora de consenso, do significado da Qualidade de Vida, a fim de que as equipes de saúde da família possam efetivamente conduzir sua prática profissional, em busca do objetivo de inovar o modelo de atenção em saúde.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
