FAMÍLIA E CRONICIDADE DA DOENÇA MENTAL: DÚVIDAS, CURIOSIDADE E RELACIONAMENTO FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v3i2.5041Palavras-chave:
Doente mental, Família, Relacionamento familiar, Sick mental, Family, Family relationship, Enfermo mental, Relación familiar, FamiliaResumo
Trata-se de estudo exploratório-descritivo, que teve por objetivo identificar o conhecimento da família sobre doença mental assim como suas dúvidas a respeito da mesma. Foram entrevistados dez familiares de doentes mentais assistidos pelo Centro Integrado de Saúde Mental de Maringá em agosto de 1999. O método de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, sendo realizada a análise qualitativa dos dados. A descrição dos resultados foi apresentada em categorias. Foi possível verificar que as famílias não têm conhecimento sobre a doença mental, que apresentam dúvidas a respeito do uso do medicamento; que metade dos doentes mentais não fazem uso correto da medicação, que o doente mental passa a maior parte do tempo desocupado apenas um deles possuía vínculo empregatício; que a família não sabe lidar com o doente quando ele está em crise.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
