PERCEBENDO OS FATORES SÓCIO-CULTURAIS ENVOLVIDOS NAVIOLÊNCIA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v3i1.4942Palavras-chave:
Família, Violência, Educação em saúde, Organização social, Family, Violence, Health education, Social organization, Familia, Educación en salud, Organización socialResumo
Este estudo refere-se à violência familiar, pois ela é uma constante no seio das famílias na atualidade. Tem como objetivo compreender como ocorre a violência na família e suas causas, com a finalidade de obter dados para melhor assistir/cuidar das crianças e adolescentes expostos ao risco e/ou vítima de violência intrafamiliar. O referencial metodológico escolhido foi o etnográfico; o cenário, um bairro de Curitiba, cujos moradores possuem renda mensal entre 0-5 salários mínimos. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e a observação participante. Na análise dos dados foi possível identificar as seguintes categorias: reconhecendo-se como violento, apontando os outros como violentos, relacionando as mudanças do comportamento com o crescimento dos filhos, e discutindo as questões de gênero. Com o estudo destas categorias e nova imersão nos dados que as constituíram, emergiu como tema central: CONVIVENDO COM A VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA. Os resultados deste estudo mostram que a violência na família existe sob diversas formas, verbal e não-verbal, percebendo-se que existe uma violência velada que não é expressa pelos informantes. Esses resultados evidenciam a necessidade de mais estudos a respeito da violência familiar e de programas de educação continuada, os quais, devem desenvolver-se durante todas as etapas da vida familiar, com a finalidade de conduzir e orientar as famílias sobre a violência latente e/ou manifesta, para que possam minimizá-la, promovendo o desenvolvimento saudável da família.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
