SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO: O RETORNO DA ALUNA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES APÓS O PARTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/fsd.v2i2.4935Palavras-chave:
Relações mãe-filho, Relações profissional-família, Estudantes de enfermagem, Mother-child relations, Professional-family relations, Students nursing, Relaciones madre-hijo, Relaciones profisional-família, Estudiantes de enfermeríaResumo
A proposta deste estudo foi compreender a experiência da mãe-aluna ao separar-se do filho quando retoma suas atividades acadêmicas, após o parto. Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa que investigou a experiência de universitárias que vivenciam a maternidade. Utilizou-se o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial teórico-metodológico, tendo participado 16 alunas de enfermagem de uma universidade pública da cidade de São Paulo. Este trabalho descreve a categoria SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO constituída pelas subcategorias: vivenciando conflitos no papel de mãe e deparando-se com dificuldades para continuar amamentando. Segundo o estudo, a forma de vincular-se com o filho e o sentido de ser mãe precisam ser ressignificados pela universitária ao optar por não abrir mão de seu projeto acadêmico-profissional, sob o risco de perpetuar sentimentos ambíguos e contraditórios em seu papel de mãe.
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