SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO: O RETORNO DA ALUNA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES APÓS O PARTO

Autores

  • Amélia Fumiko Kimura
  • Maria Alice Tsunechiro
  • Margareth Angelo

DOI:

https://doi.org/10.5380/fsd.v2i2.4935

Palavras-chave:

Relações mãe-filho, Relações profissional-família, Estudantes de enfermagem, Mother-child relations, Professional-family relations, Students nursing, Relaciones madre-hijo, Relaciones profisional-família, Estudiantes de enfermería

Resumo

A proposta deste estudo foi compreender a experiência da mãe-aluna ao separar-se do filho quando retoma suas atividades acadêmicas, após o parto. Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa que investigou a experiência de universitárias que vivenciam a maternidade. Utilizou-se o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial teórico-metodológico, tendo participado 16 alunas de enfermagem de uma universidade pública da cidade de São Paulo. Este trabalho descreve a categoria SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO constituída pelas subcategorias: vivenciando conflitos no papel de mãe e deparando-se com dificuldades para continuar amamentando. Segundo o estudo, a forma de vincular-se com o filho e o sentido de ser mãe precisam ser ressignificados pela universitária ao optar por não abrir mão de seu projeto acadêmico-profissional, sob o risco de perpetuar sentimentos ambíguos e contraditórios em seu papel de mãe.

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Como Citar

Kimura, A. F., Tsunechiro, M. A., & Angelo, M. (2000). SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO: O RETORNO DA ALUNA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES APÓS O PARTO. Família, Saúde E Desenvolvimento, 2(2). https://doi.org/10.5380/fsd.v2i2.4935

Edição

Seção

Artigos