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SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO: O RETORNO DA ALUNA ÀS ATIVIDADES ESCOLARES APÓS O PARTO

Amélia Fumiko Kimura, Maria Alice Tsunechiro, Margareth Angelo

Resumo


A proposta deste estudo foi compreender a experiência da mãe-aluna ao separar-se do filho
quando retoma suas atividades acadêmicas, após o parto. Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa
que investigou a experiência de universitárias que vivenciam a maternidade. Utilizou-se o Interacionismo
Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial teórico-metodológico, tendo participado 16
alunas de enfermagem de uma universidade pública da cidade de São Paulo. Este trabalho descreve a
categoria SOFRENDO IMPACTO DA SEPARAÇÃO DO FILHO constituída pelas subcategorias:
vivenciando conflitos no papel de mãe e deparando-se com dificuldades para continuar amamentando.
Segundo o estudo, a forma de vincular-se com o filho e o sentido de ser mãe precisam ser ressignificados
pela universitária ao optar por não abrir mão de seu projeto acadêmico-profissional, sob o risco de perpetuar
sentimentos ambíguos e contraditórios em seu papel de mãe.

Palavras-chave


Relações mãe-filho; Relações profissional-família; Estudantes de enfermagem; Mother-child relations; Professional-family relations; Students nursing; Relaciones madre-hijo; Relaciones profisional-família; Estudiantes de enfermería

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/fsd.v2i2.4935