Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA UNIDADE DE BIODIGESTÃO EM ESCALA REAL TRATANDO DEJETOS DA SUINOCULTURA

Leandro José Lemes Stival, MARCELO ERRERA, MIGUEL AISSE

Resumo


O presente estudo avaliou o desempenho de uma unidade biodigestora em escala real, tratando dejetos da suinocultura, através da (i) caracterização de parâmetros físico-químicos influentes no biodigestor, assim como pela (ii) medição a produção de biogás gerado pelos dejetos da granja. Localizada no município de Carambeí-PR, a granja possui uma média de 1614 animais em um sistema de produção do tipo Unidade de Terminação (UT), cujos dejetos produzidos alimentam um biodigestor de 842 m³. Os resultados apresentaram uma perspectiva otimista quanto ao tratamento dos dejetos, pois a biodigestão anaeróbia do sistema foi avaliada como boa através da relação AV/AT em torno de 0,1, demonstrando ainda uma média de remoção da matéria orgânica da ordem de 90%. A produção de biogás medida de 240 m³/dia representa um nível similar as estimativas teóricas. Por fim, o ganho com a utilização do biodigestor como tecnologia de tratamento em termos ambientais e econômicos é notável, além da contribuição na sustentabilidade e no desenvolvimento nacional.  


Texto completo:

PDF

Referências


ANDREOLI, C. V.; VON SPERLING, M.; FERNANDES, F. (2014). Lodo de esgoto: tratamento e disposição final. Belo Horizonte: DESA-UFMG.

APHA; AWWA; WPC. (1998). American Public Health Association, American Water Works Association and Water Pollution Control. Standard methods for the examination of water and wastewater. 20 th Ed.

DAL MAGO, A., ARAUJO, I. S., BELLI FILHO, P., OLIVEIRA, P. A. V. (2010). Caracterização do biogás e do afluente em biodigestores da atividade suinícola em Santa Catarina.

DANIEL, G. (2004). Controle da poluição proveniente dos dejetos da suinocultura, reaproveitamento e valoração dos subprodutos. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

GONÇALVES, R. G., PALMEIRA, E. M. (2006). Suinocultura Brasileira. Observatario de La economia Lationoamericana.

INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP. (1998). Resolução nº 31 de 24 de agosto de 1998.

MAGALHÃES, A. P. T. (1986). Biogás: um projeto de saneamento urbano.

OLIVEIRA, R. D. (2000). Geração de energia elétrica a partir do biogás produzido pela fermentação anaeróbia de dejetos em abatedouro e as possibilidades no mercado de carbono. Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, P. A. V., HIGARASHI, M.M. (2006). Geração e utilização de biogás em unidades de produção de suínos.

PERDOMO, C.C., LIMA, G. J. M. M., NONES, K. (2001). Produção de suínos e meio ambiente. In: 9º Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. Anais. Gramado.

UNFCCC, United Nations Framework Convention ON Climate Change. (2011). Batavo Cooperativa Agroindustrial: Greenhouse emission reductions on swine production by means the installation of better waste management systems, Disponível em: http://cdm.unfccc.int/filestorage/O/Z/P/OZP4M0EALIQ5R98VUBKH1YJWFSTD C6/PDD.pdf?t=VXl8bTV1MzVxfDAadT4rL-sTXQI7wwJYDaqr. Acessado em: 12/03/2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v6i5.52641

Apontamentos

  • Não há apontamentos.