AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v44i0.49326Palavras-chave:
Formação do Professor, Geografia escolar, ConceitosResumo
A formação inicial do professor oportuniza a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos necessários à sua prática profissional, embora os saberes docentes integrem também as experiências pré-profissionais e aquelas obtidas na socialização do trabalho na escola. Neste sentido, há uma complexidade implícita ao processo formativo do professor, sendo fundamentais as experiências nas quais o mesmo possa estar em constante processo de ação-reflexão-ação. Os saberes docentes devem integrar os conhecimentos de conteúdo, didático do conteúdo, pedagógico e de contexto (GARCÍA, 1999) como pré-requisito ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é importante que a formação inicial de professores integre organicamente universidade e escola, com vistas a promover ambiente propício a aquisição desses conhecimentos. Nesse contexto, e considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de licenciatura, esse artigo visa identificar suas contribuições na construção dos Conhecimentos dos Conteúdos Geográficos - CCG pelos bolsistas nos cursos de formação inicial de professores de Geografia das universidades públicas do Estado do Paraná. A pesquisa combinou entrevistas, questionários, análise documental e observação participante, por meio da abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986). Os resultados apontam que o PIBID contribui significativamente para o aprofundamento dos CCG tais como: conceitos geográficos (lugar, paisagem, território, região, escala e rede), linguagens (mapas, textos, gráficos, mídias) e conteúdos básicos (cartografia, dinâmica natureza, dinâmica da sociedade, educação e preservação ambiental).
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