GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO ENSINO MÉDIO COMO SUPORTE PARA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v42i0.46843

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Geografia, Informática, Interdisciplinaridade

Resumo

A interdisciplinaridade possibilita a permuta entre várias áreas do conhecimento. Em seus pressupostos se destacam: interdependência entre os conteúdos, valorização da abordagem holística, interação, diálogo e reciprocidade. O geoprocessamento se ajusta aos pressupostos da interdisciplinaridade, pois, abrange: Informática, Cartografia, Matemática, Inglês (a maioria dos aplicativos estão neste idioma), Lógica e outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é apresentar resultado de um projeto educacional que utilizou geoprocessamento e informática para produzir análise espacial. Trata-se do projeto Diamantina-SIG, realizado na E. E. Professor Leopoldo Miranda, Diamantina/MG. Por intermédio deste projeto foram confeccionados mapas temáticos da mesorregião do Vale do Jequitinhonha. Por fim este projeto foi comparado com outras atividades correlatas, o que destacou sua eficácia. 

Biografia do Autor

Samuel Ferreira da Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales  do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Referências

ABREU, T. C.; SANTOS, D. P. 2011. O uso do computador no processo ensino aprendizagem da Geografia Física, no 6º ano do ensino fundamental. Revista Geográfica de América Central, n. esp. EGAL/2011 - Costa Rica, pp. 1-14.

BARROS, L. F. F.; CHAVES, M. S. 2011. Método fotocomparativo: uma proposta de construção do conhecimento geográfico no ensino básico. OKARA: Geografia em debate, v.5, n.1-2, p. 32-45.

BUZAI, G. D. 2000. La exploración geodigital. Buenos Aires. Lugar Editorial.

CÂMARA, G; DAVIS, C; MONTEIRO, A. M; D’ALGE, J. C. 2001. Introdução à Ciência da Geoinformação. 2º edição, (revisada e ampliada). São José dos Campos/SP: INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

CAVALCANTE, T. V. 2010. Por uma arte geográfica no ensino. RA’EGA: o Espaço Geográfico em Análise (UFPR), v. 19, p. 97-105. Doi: 10.5380/raega.v19i0.14037

FITZ, P. R. 1999. “Geoprocessamento no Ensino Médio”. IN: ANAIS da VII Conferencia Iberoamericana Sobre Sistemas de Información Geográfica. Mérida, Venezuela.

FITZ, P. R. 2010. Geoprocessamento sem complicação. Oficina de Textos. São Paulo.

FLORENZANO, T. G.; 2005. Geotecnologias na Geografia Aplicada: Difusão e Acesso. Revista do Departamento de Geografia (USP), São Paulo, v. 17, p. 24-29.

FLORENZANO, T. G. 2012. Geotecnologia aplicada ao estudo de objetos e fenômenos do meio físico. GeoNorte, v. 4, p. 146-154.

FONSECA, S. F.; SANTOS, D. C; MENDONÇA, G. L.; GUEDES, C. R. M. 2013a. Sistemas de Informações Geográficas no ensino médio. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), Sobral/CE, V. 15, n. 2, p. 32 - 46.

FONSECA, S. F.; MENDONÇA, G. L.; SANTOS, D. C.; CARDOSO, V. F. 2013b. Ensino de Geografia: uso e aplicação de oficina de cartografia enfatizando as formas de orientação. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 17, n. 2, p. 147-156. DOI: 10.5902/22364994/10778

FONSECA, S. F.; SANTOS, D. C.; HERMANO, V. M. 2013c. Geoprocessamento aplicado á análise dos impactos socioambientais urbanos: estudo de caso do Bairro Santo Expedito em Buritizeiro/MG. Revista de Geografia (UFPE), vol. 30, n. 3, p. 178-191.

FONSECA, S. F.; SANTOS, D. C.; TRINDADE, W. M. 2014. Técnicas de geoprocessamento aplicadas na classificação e avaliação da distribuição das espécies arbóreas nas praças de Buritizeiro/MG. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 18, n. 2, p. 109-122. DOI: 10.5902/2236499412503

FONSECA, S. F.; MENDONCA, G. L. 2015. Uso de geoprocessamento em projetos na educação básica. Revista de Ensino de Geografia, v. 6, p. 5-19.

FONSECA, S. F.; GUEDES, C. R. M.; SANTOS, D. C. 2017. Análise espacial, informática e geoprocessamento aplicados no ensino médio. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 21, p. 167-176, DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499422125

GIRÃO, O.; LIMA, S. R. 2013. O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela “alfabetização do olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 17, n. 2, p. 107-116. DOI: 10.5902/22364994/10774

HOLGADO, F. L.; ROSA, K. K. 2011. Olhares sobre a paisagem – a utilização de imagens de satélite e fotografias aéreas no ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS, vol. 15, n.3, 129-138.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. 2001. Dicionário básico de Filosofia. Editora Jorge Zarah. Rio de Janeiro. 3ª ed.

KOLVOORD, R. A.; D. H. UTTAL.; MEADOW, N. G. 2011. Using video case studies to assess the impact of the use of GIS on secondary students spatial thinking skills. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 21, 372–379. doi:10.1016/j.sbspro.2011.07.039

LAUDARES, S. Geotecnologia ao alcance de todos. Editora Appris. Curitiba, 2014.

LEITE, M. E.; FRANÇA, I. S. 2009. Geografia e Geoprocessamento: uma relação interdisciplinar. OKARA: Geografia em debate, v.3, n.2, p. 223-347.

LONGLEY, P. A.; GOODCHILD, M. F.; MANGUIRE, D. J.; RHIND, D. W. 2013. Sistemas e Ciência da Informação Geográfica. (Tradução de André Schneider et al.). 3 ed. Porto Alegre – RS: Bookman. 540p.

PATTERSON, T. C. 2007. Google Earth as a (Not Just) Geography Education Tool. Journal of Geography, 106:4, 145-152. DOI: 10.1080/00221340701678032

PONTUSCHKA, N. N. et al. A disciplina escolar e os currículos de Geografia. IN: PONTUSCHKA, N. N.; PAGNELLI, T. I.; CACETE, N. H. (pp. 59 – 86). Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo, Cortez, 2007.

RIBEIRO, E. 2013. Pesquisa e criatividade na formação do professor de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 17, n. 2, p. 107-116. DOI: 10.5902/22364994/10775

ROSA, R. 2005. Geotecnologias na Geografia Aplicada. Revista do Departamento de Geografia, 16 (2005) pp. 81-90. Doi: 10.7154/RDG.2005.0016.0009

SILVA, A. B. 2003. Sistemas de Informações Geo-referenciadas, 236 p. Ed. Unicamp. São Paulo-SP.

SINGH. S. S. B. 2013. Integrating Geography Information System in Teaching Geography in Malaysian Secondary Smart Schools. Education Journal. Vol. 2, No. 4, pp. 149-154. doi: 10.11648/j.edu.20130204.17

SINGH, S. S. B.; KLEEMAN, G.; BERGEN, P. V. 2012. Opportunities to implement GIS in teaching and learning Geography: A survey among smart Schools in Sabah, Malaysia. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 69, 884 – 889. Doi: 10.1016/j.sbspro.2012.12.012

Publicado

2017-12-21

Como Citar

da Fonseca, S. F. (2017). GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO ENSINO MÉDIO COMO SUPORTE PARA INTERDISCIPLINARIDADE. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 42, 165–178. https://doi.org/10.5380/raega.v42i0.46843

Edição

Seção

Artigos