MINORIA SIM, MAS POLÍTICO PROFISSIONAL TAMBÉM: PERFIL E PRESENÇA DOS DEPUTADOS FEDERAIS BRASILEIROS AUTODECLARADOS PRETOS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS DA 56ª LEGISLATURA (2019-2023)
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v13i1.83105Palavras-chave:
Internet & Política, Representação política, Raça e política, Redes sociais digitaisResumo
Os negros – a soma de pretos e pardos – representam a maioria na população brasileira, porém, historicamente, são sub-representados na Câmara dos Deputados. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é entender a presença digital dos vinte e um deputados federais autodeclarados pretos na 56ª legislatura (2019-2023) da Câmara dos Deputados brasileira e como ela pode estar relacionada às variáveis sociopolíticas. Coletou-se informações sobre o perfil dessa elite do repositório de dados eleitorais do TSE, assim como a presença no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube desses parlamentares, para construir um índice de presença digital. Os dados quantitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O perfil dessa elite é majoritariamente masculino, com alto grau de escolaridade, mais velho e de políticos profissionais, e o indicador da presença digital dos deputados pretos é de 84%, demonstrando que existe um cuidado em estar presente dentro das redes sociais digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.