MINORIA SIM, MAS POLÍTICO PROFISSIONAL TAMBÉM: PERFIL E PRESENÇA DOS DEPUTADOS FEDERAIS BRASILEIROS AUTODECLARADOS PRETOS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS DA 56ª LEGISLATURA (2019-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v13i1.83105

Palavras-chave:

Internet & Política, Representação política, Raça e política, Redes sociais digitais

Resumo

Os negros – a soma de pretos e pardos – representam a maioria na população brasileira, porém, historicamente, são sub-representados na Câmara dos Deputados. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é entender a presença digital dos vinte e um deputados federais autodeclarados pretos na 56ª legislatura (2019-2023) da Câmara dos Deputados brasileira e como ela pode estar relacionada às variáveis sociopolíticas. Coletou-se informações sobre o perfil dessa elite do repositório de dados eleitorais do TSE, assim como a presença no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube desses parlamentares, para construir um índice de presença digital. Os dados quantitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O perfil dessa elite é majoritariamente masculino, com alto grau de escolaridade, mais velho e de políticos profissionais, e o indicador da presença digital dos deputados pretos é de 84%, demonstrando que existe um cuidado em estar presente dentro das redes sociais digitais.


Biografia do Autor

Djiovanni Jonas França Marioto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. mestre em Ciência Política e bacharel em ciências sociais (UFPR), pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa: Participação e Comunicação Política (COMPA);Laboratório de análise do Campo Científico (LaCC) e do Grupo de pesquisa em comunicação política e democracia digital (COMPA.DD), também é pesquisador estudante do INCT.DD. Bolsista Capes. Atuando principalmente nos seguintes temas: política, raça e etnicidade; internet & política; comunicação política; democracia digital; representação política em ambientes digitais; redes sociais digitais; cientometria e bibliometria na Comunicação Política.

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaProfessor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2022-08-06

Como Citar

França Marioto, D. J., & Cardoso Sampaio, R. (2022). MINORIA SIM, MAS POLÍTICO PROFISSIONAL TAMBÉM: PERFIL E PRESENÇA DOS DEPUTADOS FEDERAIS BRASILEIROS AUTODECLARADOS PRETOS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS DA 56ª LEGISLATURA (2019-2023). Revista Eletrônica De Ciência Política, 13(1). https://doi.org/10.5380/recp.v13i1.83105

Edição

Seção

Dossiê - MINORIAS SOCIAIS NA CIÊNCIA POLÍTICA