Impulsionamento de Conteúdo na Internet e Desempenho Eleitoral no Legislativo Brasileiro: uma replicação

Autores

  • Renato Victor Lira Brito Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-6012-8469
  • Thays Felipe David de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Karine Danielle da Costa Lira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.82357

Palavras-chave:

Replicação, Regressão Logística, Impulsionamento de conteúdo na Internet, Eleições 2018, Brasil

Resumo

Este trabalho consiste em uma replicação da monografia “Campanha eleitoral online no Brasil em 2018: mais gasto com Internet ganha eleição?”, de Nunes (2018). A partir da constatação de que a pesquisa original não elimina devidamente os obstáculos para o estabelecimento de relações causais apresentados por Kellstedt e Whitten (2013), pretende-se, com esta replicação, a partir da utilização da técnica de regressão logística, confirmar ou contestar as inferências resultantes da obra analisada com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2018. Além disso, a presente pesquisa dialoga diretamente com as dimensões pedagógica, substantiva e de transparência, que são inerentes à replicabilidade, segundo Rocha et al. (2013), na medida em que implica no aprimoramento das técnicas a partir da replicação e na facilitação da aprendizagem, além da proteção contra erros honestos que podem vir a ocorrer. A partir da análise de 5035 casos, obtivemos o resultado estatisticamente significante de que há relação positiva entre Gastos com Impulsionamento de Conteúdo na Internet e Sucesso Eleitoral.

Biografia do Autor

Renato Victor Lira Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando e Bacharel em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Ciência de Dados - UNIASSELVI. Especialista em Docência no Ensino Superior - UNIASSELVI. Pesquisador Bolsista na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE. Membro do Núcleo de Estudos Americanos - NEA e do Grupo de Pesquisa O Brasil e as Américas - PPGCP/UFPE, e Pesquisador da Rede CTIDC (Pró-Defesa IV). 

Thays Felipe David de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestra em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Americanos (NEA) e da Rede CTIDC (Pró-Defesa IV). 

Karine Danielle da Costa Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Educação, Cultura e Diversidade - UNIASSELVI. Graduada em História - UNIASSELVI, e Graduada em Administração - UNIASSELVI.

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Lira Brito, R. V., David de Oliveira, T. F., & da Costa Lira, K. D. (2022). Impulsionamento de Conteúdo na Internet e Desempenho Eleitoral no Legislativo Brasileiro: uma replicação. Revista Eletrônica De Ciência Política, 12(2). https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.82357

Edição

Seção

Demanda Contínua