Introdução à teoria concêntrica da democracia: a construção pré-justiça, liberdade e deliberação.
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.81859Palavras-chave:
democracia, direito, ordenamento, moral, liberdadeResumo
A dificuldade em encontrar uma metodologia uniforme detém o processo de compreensão ampla das teorias democráticas. A proposta desta pesquisa foi analisar a congruência entre o direito e as teorias democráticas a fim de preservar sua existência e perpetuação. Resgatou-se, então, a Teoria Concêntrica de Bentham para apresentar a Teoria Concêntrica da Democracia. A pesquisa concluiu o reposicionamento dos princípios deliberativo e participativo, bem como a equidade de justiça de Rawls para, assim, observar que os conceitos tradicionais de democracia eram somente meios e não a base de sua objetivação enquanto matéria. A valoração social e a normatização eram o caminho para se obter uma sustentação onde estas ferramentas poderiam se manifestar efetivamente. Estes eventos sociais são, assim, propulsores da readaptação normativa e democrática ao longo de gerações. A pesquisa abarcou um conjunto detalhado e sequencial de material bibliográfico para reconectar obras expressivas já editadas e reorganizá-las ao sentido da concentricidade da democracia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.