Introdução à teoria concêntrica da democracia: a construção pré-justiça, liberdade e deliberação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.81859

Palavras-chave:

democracia, direito, ordenamento, moral, liberdade

Resumo

A dificuldade em encontrar uma metodologia uniforme detém o processo de compreensão ampla das teorias democráticas. A proposta desta pesquisa foi analisar a congruência entre o direito e as teorias democráticas a fim de preservar sua existência e perpetuação. Resgatou-se, então, a Teoria Concêntrica de Bentham para apresentar a Teoria Concêntrica da Democracia. A pesquisa concluiu o reposicionamento dos princípios deliberativo e participativo, bem como a equidade de justiça de Rawls para, assim, observar que os conceitos tradicionais de democracia eram somente meios e não a base de sua objetivação enquanto matéria. A valoração social e a normatização eram o caminho para se obter uma sustentação onde estas ferramentas poderiam se manifestar efetivamente. Estes eventos sociais são, assim, propulsores da readaptação normativa e democrática ao longo de gerações. A pesquisa abarcou um conjunto detalhado e sequencial de material bibliográfico para reconectar obras expressivas já editadas e reorganizá-las ao sentido da concentricidade da democracia.

Biografia do Autor

Bruno Mesquita Mesquita, Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança. Centro Universitário Internacional.

Cientista político - Teoria da democracia

Pós graduação Direito Civil PUC Minas.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Mesquita, B. M. (2022). Introdução à teoria concêntrica da democracia: a construção pré-justiça, liberdade e deliberação. Revista Eletrônica De Ciência Política, 12(2). https://doi.org/10.5380/recp.v12i2.81859

Edição

Seção

Demanda Contínua