O PARADIGMA DA NUCLEARIZAÇÃO FRENTE À ESTABILIDADE REGIONAL: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE COREIA DO NORTE E IRÃ SOB A LUZ DA DISSUASÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v11i2.81596

Palavras-chave:

Dissuasão Nuclear, Irã. Coreia do Norte, Segurança Internacional.

Resumo

Este artigo investiga a importância do programa nuclear do Irã para a garantia da estabilidade regional do Oriente Médio, a partir da análise comparada com o exitoso programa nuclear da Coreia do Norte. Desse modo, esta pesquisa trabalha com o método histórico comparativo. Nesse sentido, os autores trabalham com a hipótese de que a nuclearização do Estado iraniano traria um novo cenário de estabilidade do Complexo Regional de Segurança (CRS). Os resultados preliminares apontam para a necessidade de contrabalanço do protagonismo israelense em termos militares e nucleares regionais, conferindo à nuclearização iraniana o poder de atenuar assimetrias de poder entre os Estados, que são as responsáveis pela perpetuação dos conflitos. Sendo assim, a presente investigação parte de uma matriz teórica pautada na teoria da dissuasão e compreende que armamentos atômicos se constituem como elementos dissuasórios por excelência devido às suas capacidades de alterar as dinâmicas da balança de poder regional.

Biografia do Autor

Jaíne Garcia de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS). Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Monitora de Pesquisa Acadêmica no Laboratório de Estudos em Defesa e Segurança (LEDS-UniRitter). Pesquisadora associada ao Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), e ao Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica de Integração Regional (NEEGI-UNILA).

Marianna de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora da Escola Superior de Relações Exteriores (ESRI). Editora da Revista Relações Exteriores. Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS). Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Pesquisadora associada ao Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), ao Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica de Integração Regional (NEEGI-UNILA) e ao Laboratório de Estudos em Defesa e Segurança (LEDS-UniRitter).

Pedro Henrique Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (PPGCPol - UFPel). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa em Política Internacional e Gestão Oceânica, Estudos Marítimos e Ciências do Mar, Configurações e tensionamento das dinâmicas do crime e das ações coletivas no Brasil contemporâneas.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

de Souza, J. G., de Oliveira Rodrigues, M., & Silva de Oliveira, P. H. (2021). O PARADIGMA DA NUCLEARIZAÇÃO FRENTE À ESTABILIDADE REGIONAL: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE COREIA DO NORTE E IRÃ SOB A LUZ DA DISSUASÃO. Revista Eletrônica De Ciência Política, 11(2). https://doi.org/10.5380/recp.v11i2.81596

Edição

Seção

Dossiê - I Seminário Discente de Ciência Política (UFPR)