O MINISTÉRIO PÚBLICO E SEUS MECANISMOS DE ACCOUNTABILITY: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL A PARTIR DA TESE DA “REVOLUÇÃO JUDICIARISTA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v11i2.81591

Palavras-chave:

Ministério Público, Accountability, Instituições, Ativismo Judicial, Judiciarismo.

Resumo

O presente artigo busca identificar como o desenho institucional do Ministério Público Brasileiro, especialmente no que se refere a falta de mecanismos suficientes de accountability para com seus promotores, se demonstrou como um fator decisivo para o desenvolvimento do ativismo judiciário de membros do Ministério Público frente às operações recentes de combate à corrupção, e as arbitrariedades decorrentes de tal fenômeno, especialmente em relação à operação Lava-Jato. Pretende-se demonstrar a hipótese de que o desencadeamento do fato descrito, compreendido como um fenômeno doutrinário-ideológico com o objetivo de legitimar a judicialização da política, a atuação política dos operadores jurídicos e o ativismo judicial (sintetizado teoricamente por Christian Lynch como a “Revolução Judiciarista”), teve como uma de suas principais causas a baixa accountability do MP. Trata-se de uma pesquisa explicativa de método descritivo, através da revisão bibliográfica direta. A interpretação dos mecanismos de accountability do MP se baseia em pressupostos teóricos do neo-institucionalismo. Foram utilizados dados e realizadas pesquisas acerca dos processos disciplinares do Conselho Nacional do Ministério Público e da legislação reguladora da instituição, além de bibliografia referente ao tema. Pôde-se concluir através do material analisado que o Ministério Público sofre de uma carência de instrumentos adequados de accountability externa e interna. A partir dessa conclusão, foi possível demonstrar como essa falta de accountability foi importante para o desenvolvimento da “Revolução Judiciarista” por um raciocínio hipotético-dedutivo.

Biografia do Autor

Mateus Baptista de Siqueira, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Direito pelo Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 

Eduardo Maines Breckenfeld, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduando em Direito pelo Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

de Siqueira, M. B., & Breckenfeld, E. M. (2021). O MINISTÉRIO PÚBLICO E SEUS MECANISMOS DE ACCOUNTABILITY: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL A PARTIR DA TESE DA “REVOLUÇÃO JUDICIARISTA”. Revista Eletrônica De Ciência Política, 11(2). https://doi.org/10.5380/recp.v11i2.81591

Edição

Seção

Dossiê - I Seminário Discente de Ciência Política (UFPR)