DEMOCRACIA, POPULISMO REACIONÁRIO E CHANTAGEM NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v12i1.79009Palavras-chave:
democracia, populismo, neoliberalismo.Resumo
Este artigo se propõe a revisar o debate sobre a atual crise das democracias liberais a partir das obras Ruptura: a crise da democracia liberal, de Manuel Castells; O povo contra a democracia, de Yascha Mounk; Como as democracias morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. A partir da crítica a esses autores e com apoio em outros analistas, a hipótese sugere que os debates acerca da atual crise nas democracia liberais se desenvolvem em termos de uma chantagem neoliberal, onde o conceito de populismo serve também ao propósito de excluir do debate político diversos movimentos sociais antissistema, prevalecendo os interesses econômicos hegemônicos do capital financeirizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
