ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE NA EVOLUÇÃO DO PERFIL SOCIAL E IDEOLÓGICO DOS CANDIDATOS E DOS PREFEITOS ELEITOS EM 20 ANOS (1996 – 2016)
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v11i1.74615Palavras-chave:
classe política, eleições municipais, prefeitos, BrasilResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a evolução do perfil social e ideológico de homens e mulheres nas últimas seis eleições majoritárias municipais realizadas no Brasil. Para tal estudo, serão levantados os dados biográficos dos candidatos, candidatas, eleitos e eleitas nas disputas eleitorais ocorridas em todos os municípios brasileiros nos anos de 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016, analisando as mudanças, estabilidades e diferenças em suas principais características, tais como: sexo, idade, escolaridade e suas ideologias. A principal fonte para a coleta dos dados deste trabalho são as informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. As análises estatísticas descritivas e os cruzamentos dos dados coletados foram processados pelo software de análise de estatística SPSS. Os resultados mostram que existe uma grande diferença entre mulheres e homens participando de eleições majoritárias municipais e um número bem menor delas, sendo eleitas para ocupar o cargo de prefeita. Há uma tendência de aumento na faixa etária dos candidatos e dos prefeitos, tanto das mulheres quanto dos homens, apontando para um “envelhecimento” dos administradores nos executivos municipais. O nível de escolaridade dos candidatos e dos prefeitos é alto e foram os partidos de direita e de centro que mais lançaram candidatos nas últimas seis eleições, pertencendo, também, a partidos desses dois espectros a grande maioria dos prefeitos que foram eleitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.