O COMPORTAMENTO LEGISLATIVO DAS DEPUTADAS FEDERAIS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA DE 1987 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v11i1.74468Palavras-chave:
representação descritiva, representação substantiva, produção legislativa, temática das proposições legislativas, Deputadas Federais.Resumo
Uma das formas de compreender a representação substantiva das mulheres na política é através da atividade legislativa de deputadas federais. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar a produção de todas deputadas federais brasileiras eleitas que propuseram matérias legislativas entre 1987 a 2017, observando quantas proposições essas legisladoras aprovaram, quais as temáticas das matérias produzidas e aprovadas e avaliando em que medida as parlamentares produziram temas voltados às mulheres e sobre qual assunto. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual foi realizada uma coleta de dados no site da Câmara Federal. Verificou-se que as parlamentares produziram 4.661 matérias legislativas e aprovaram 158, sendo que a maior produção legislativa está nos temas sociais e a maior taxa de aprovação está nos temas honoríficos, seguido dos temas políticos. A maior taxa de aprovação em temas sociais corresponde aos achados sobre produção legislativa de mulheres parlamentares tanto no Brasil como outros países como Estados Unidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.