CAMPANHA PERMANENTE: ESTRATÉGIAS DO PT NA PROPAGANDA PARTIDÁRIA GRATUITA E NA PROPAGANDA ELEITORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/recp.v12i1.72512

Palavras-chave:

política, eleições brasileiras, comunicação, campanha permanente.

Resumo

O artigo traz um estudo das estratégias midiáticas e políticas acionadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Propaganda Partidária Gratuita (PPG) e no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Parte-se do pressuposto que os atores políticos utilizavam o espaço da Propaganda Partidária Gratuita para ganharem visibilidade e manterem o apoio popular (Campanha Permanente), ou seja, focava-se na utilização de estratégias antecipadas visando a uma próxima eleição. Dessa maneira, acredita-se que há uma convergência das estratégias da PPG e do HGPE. Como recorte serão analisadas cinco peças da PPG do PT (2015 a 2017) - momento de intensa crise política e também serão analisados os programas do HGPE de 2018 do PT. O artigo traz uma discussão acerca da interface mídia e política, personalização e espetacularização da política, campanha permanente, especificidades da Propaganda Partidária e do HGPE. A metodologia aplicada será Análise de Conteúdo qualitativa e quantitativa.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora e Pós-Doutora em Ciências Sociais pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP)

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Docente do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), e Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF). Pós-doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor e Mestre em Ciência Política pela IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Thamiris Franco Martins, Universidade Paulista (UNIP)

thamiris Franco Martins é Doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP-SP), Mestre em Comunicação e Poder pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ). Bolsita CAPES.

Mariane Motta de Campos, Universidade Paulista (UNIP)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa de Comunicação e Poder.

Downloads

Publicado

2021-10-02

Como Citar

Fernandes, C. M., Oliveira, L. A. de, Martins, T. F., & Campos, M. M. de. (2021). CAMPANHA PERMANENTE: ESTRATÉGIAS DO PT NA PROPAGANDA PARTIDÁRIA GRATUITA E NA PROPAGANDA ELEITORAL. Revista Eletrônica De Ciência Política, 12(1). https://doi.org/10.5380/recp.v12i1.72512

Edição

Seção

Demanda Contínua