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CAMPANHA PERMANENTE: ESTRATÉGIAS DO PT NA PROPAGANDA PARTIDÁRIA GRATUITA E NA PROPAGANDA ELEITORAL

Carla Montuori Fernandes, Luiz Ademir de Oliveira, Thamiris Franco Martins, Mariane Motta de Campos

Resumo


O artigo traz um estudo das estratégias midiáticas e políticas acionadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Propaganda Partidária Gratuita (PPG) e no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Parte-se do pressuposto que os atores políticos utilizavam o espaço da Propaganda Partidária Gratuita para ganharem visibilidade e manterem o apoio popular (Campanha Permanente), ou seja, focava-se na utilização de estratégias antecipadas visando a uma próxima eleição. Dessa maneira, acredita-se que há uma convergência das estratégias da PPG e do HGPE. Como recorte serão analisadas cinco peças da PPG do PT (2015 a 2017) - momento de intensa crise política e também serão analisados os programas do HGPE de 2018 do PT. O artigo traz uma discussão acerca da interface mídia e política, personalização e espetacularização da política, campanha permanente, especificidades da Propaganda Partidária e do HGPE. A metodologia aplicada será Análise de Conteúdo qualitativa e quantitativa.


Palavras-chave


política; eleições brasileiras; comunicação; campanha permanente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/recp.v12i1.72512