O PODER LEGISLATIVO COMO OBJETO DE ESTUDO DA CIÊNCIA POLÍTICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v11i1.72198Palavras-chave:
Poder Legislativo, Ciência Política, Ciências SociaisResumo
O artigo analisa a produção bibliográfica sobre o Poder Legislativo nos principais periódicos de Ciência Política no Brasil, com base na seguinte questão: qual a relevância dos temas atinentes ao Poder Legislativo na produção científica desses periódicos? A pesquisa, de cunho exploratório, propõe-se a mapear a relevância do Poder Legislativo como objeto de estudo nos artigos publicados por esses periódicos, considerando aspectos como: a) as temáticas estudadas; b) metodologias utilizadas; c) enfoques teóricos; d) perfil dos autores; e) instituições aos quais os pesquisadores são vinculados; (f) cooperação autoral. A metodologia empregada se baseia em levantamento documental de todos os artigos publicados em periódicos classificados nos estratos superiores do sistema Qualis ao longo de 33 anos (1984-2016). Os principais resultados mostram que o legislativo ainda é um tema pouco estudado pela ciência política brasileira. Apesar disso, trata-se de uma produção qualificada, concentrada em revistas “A” do Qualis. A produção é predominantemente individual, de autores masculinos, doutores. A produção interinstitucional também é escassa, assim como as pesquisas financiadas. Prevalecem pesquisas qualitativas, como análise documental, estudos bibliográficos e de casos. A área com maior expressão é a de políticas públicas. O referencial teórico predominante são os estudos legislativos, reforçando as influências estadunidenses no campo da ciência política brasileira, no que se refere às temáticas legislativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.