DA JUSTIÇA E DO SUJEITO DE JUSTIÇA NO DEBATE ENTRE NANCY FRASER E AXEL HONNETH
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v11i1.70762Palavras-chave:
Teoria Crítica, Nancy Fraser, Axel Honneth, Sujeito de Justiça, JustiçaResumo
Este ensaio tem por objetivo discutir estudos de Nancy Fraser e Axel Honneth na perspectiva dialógica de sujeito de Justiça, enquadramento e sujeito moral. Para tanto, analisamos o trabalho em que os autores se situam frente a frente, assim como cotejamos obras paralelas de ambos, ao mesmo tempo em que construímos um fio teórico observando suas obras individuais em que a noção de sujeito e Justiça se apresentam. A questão que os coloca em confronto não é a relação reconhecimento versus redistribuição, mas a construção de onde se parte a análise: (i) se da perspectiva macro ou microssocial, (ii) se de relações estruturais mais amplas ou de processos de subjetivação construídas na ética, (iii) se do princípio basilar de uma vida boa inicial ou construída paulatinamente. São questões que, obviamente, postas das formas argumentativas como os autores subscrevem, parecem ser opostas, porém, o que vemos é, de fato, um avanço no debate, e não uma estagnação pela mera discordância entre autores. Nancy Fraser e Axel Honneth contribuem, nesse ponto, para o desenvolvimento da Teoria Crítica em seu ponto mais fundamental: desenvolver elementos que permitam a compreensão da realidade com perspectivas engajadas de mudança social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.