PERCEPÇÃO MACROECONÔMICA, FELICIDADE E IDEOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO DO BRASIL (2010-2016)
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v10i2.70099Palavras-chave:
Felicidade Partidária, Ideologia, Percepção Econômica, Opinião PúblicaResumo
Qual é o efeito da percepção macroeconômica de inflação e desemprego sobre o nível de felicidade? O argumento principal deste trabalho é de que o efeito da percepção da inflação e do desemprego sobre o nível felicidade depende da ideologia política no Brasil. Portanto, testarei duas hipóteses de pesquisa: (1) quanto mais à esquerda estão os indivíduos, quando há percepção de desemprego, menor será o grau de felicidade dos eleitores e (2) quanto mais à direita estão os indivíduos, juntamente com a percepção de inflação, menor será o nível de felicidade. Metodologicamente, o desenho de pesquisa utiliza de estatística descritiva e Regressão Logística para analisar dados secundários do Latin American Public Opinion Project (LAPOP), no período de 2010 a 2016. Os resultados concluem que não há efeito estatisticamente significativo da percepção macroeconômica de inflação e desemprego, condicionado à ideologia, sobre o nível de felicidade dos eleitores no Brasil. Todavia, este estudo corrobora com os achados de opinião pública sobre a insuficiência da ideologia como balizador das escolhas e comportamentos políticos.
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