OS PARLAMENTOS SE (RE)CONECTAM AOS CIDADÃOS: UM MODELO METODOLÓGICO DE ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS DIGITAIS PARA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v9i2.61193Palavras-chave:
Parlamentos e e-Participação política, Desenho de pesquisa, Análise qualitativa, Análise quantitativaResumo
A internet tem se constituído como uma plataforma adotada pelas instituições políticas, seja para alcançar votos em eleições ou para fortalecer a legitimidade das instâncias representativas. Estudar esses novos fenômenos, todavia, necessita de um desenho metodológico próprio, que lance mão tanto de elementos do campo político quanto do comunicacional. Desse modo, o texto tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica de investigação de abertura à participação política em ambiente online, promovida por Legislativos em âmbito nacional. A abordagem apresentada propõe uma análise tanto de elementos qualitativos, como a informação que se pode depreender por meio de documentos e entrevistas com consultores legislativos, quanto observa quantitativamente as próprias ferramentas online desenvolvidas. A partir disso, encontram-se elementos da dinâmica interna dos parlamentos responsáveis pelo desenvolvimento dos mecanismos analisados, e são criados índices para avaliar a qualidade das referidas ferramentas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
