DESENHO DE PESQUISA, INFERÊNCIA E CAUSALIDADE: CAMINHOS ENTRE A ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v10i1.61004Palavras-chave:
metodologia, quantitativa, qualitativaResumo
O presente trabalho pretende abordar três questões fundamentais no âmbito da pesquisa em ciência política: o desenho de pesquisa, a inferência e a causalidade. Para tanto, discorrerá estas questões estabelecendo os paralelos de cada uma entre as abordagens qualitativa e quantitativa. Como resultado, estabelecerá que apesar do método quantitativo ter sua cientificidade mais aceita, ante o uso de técnicas estatísticas, os métodos qualitativos possuem também elementos e técnicas próprias que podem contribuir para a elaboração de inferências causais. Aliado a este fator, as pesquisas que se utilizam dos dois métodos para o teste de hipóteses podem ser também um grande aliado da ciência política e corroboram os novos estudos da área que tentam mitigar a antiga dicotomia entre as técnicas quantitativas e qualitativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
