PARTIDOS POLÍTICOS, ORGANIZAR-SE PARA NÃO PERECER: REVISITANDO A TEORIA DE ROBERT MICHELS.
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v10i1.60628Palavras-chave:
PARTIDOS POLITICOS, ORGANIZAÇÃO, DEMOCRACIAResumo
RESUMO: O presente artigo objetiva estabelecer uma relação entre a formação e a existência dos partidos políticos no Brasil e a doutrina de Robert Michels analisando, para tanto, desde os procedimentos previstos para a criação de partidos, a estrutura das agremiações, a hierarquia observada na composição e manutenção dos diretórios provisórios e na ausência de participação dos filiados na vida político partidária. Ressalta-se no trabalho o entendimento firmado por Michels quando estudou o partido socialista alemão e indicou as falhas, os conflitos, os pontos altos e baixos das organizações e a partir dai busca-se um paralelo com as agremiações partidárias existentes no Brasil. Utilizar-se-ão dados estatísticos extraídos do site da Justiça Eleitoral acerca da situação dos partidos políticos e o número de filiados distribuídos no período de 2014 a 2018. Há ainda uma análise acerca do procedimento de formação dos partidos políticos no Brasil sugerindo, ao final, uma reflexão acerca da real participação dos eleitores no sistema partidário brasileiro e do papel dos partidos políticos no exercício da representação política, buscando delimitar quais as funções que mais se conectam e em que momento elas tomam corpo na existência de cada partido político.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
