Imagens da liderança de Hugo Chávez em documentários
DOI:
https://doi.org/10.5380/recp.v8i2.56297Resumo
Hugo Chávez governou a Venezuela entre 1998 e 2013, recebendo tanto intenso apoio quanto fortes críticas da população. Sua liderança fora construída em torno de seu carisma e capacidade retórica, sendo sua imagem moldada de acordo com interesses específicos. O objetivo desta pesquisa é analisar como sua imagem enquanto líder da Revolução Bolivariana foi construída. Para cumprir esse objetivo, o material empírico utilizado são os seguintes filmes documentários: “Ao sul da fronteira” (Oliver Stone, 2010), “Meu amigo Hugo” (Oliver Stone, 2014) e “A revolução não será televisionada” (Kim Bartleyl e Donnacha O'Briain, 2003). Os filmes em questão atuam como documentos audiovisuais pró-Chávez cujo registro ficará para a posteridade e, dessa forma, sua análise permitirá registrar os aspectos positivos de seu legado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O conteúdo pode ser reproduzido para fins não-comerciais, desde que citada a fonte, seguindo a licença Creative Commons.
Além disso, o autor compromete-se a citar a primeira edição do artigo em todas as edições posteriores, incluindo em línguas estrangeiras.
